sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Quem foi Senador José Bento?

José Bento Leite Ferreira de Melo (Campanha, 6 de janeiro de 1785 — 8 de fevereiro de 1844) foi um sacerdote católico, jornalista e político brasileiro, deputado geral e senador do Império do Brasil de 1834 a 1844.

José Bento foi importante figura de seu tempo. Editou, em Pouso Alegre, o primeiro jornal do Sul de Minas, O Pregoeiro Constitucional, que fez campanha pelas reformas liberais durante o primeiro reinado. Como deputado, aliou-se ao Padre Feijó, junto a quem participou do Golpe de 30 de Julho em 1832, e na sua tipografia que foi publicada a Constituição de Pouso Alegre. Como Senador, tomou parte, ainda, do Golpe da Maioridade, que levou ao trono o Imperador D. Pedro II, ainda impúbere, em 1841.

Para quem é um pouquinho curioso segue uma imagem com a foto da assinatura do Padre José Bento.


MITO: Alguns moradores mais antigos, dizem que o Padre roubava o dinheiro da Igreja e que era muito ruim, mais que um dia a população se revoltou e bateram no Padre, e que quando ele estava indo embora, ele se ajuelhou na entrada de Senador e jogou uma praga na cidade e disse que a cidade nunca se desenvolveria. (RSRSRSRSRS)... Mais agora com está postagem o mito está morto, porque aprendemos quem realmente foi Senador Jose Bento.


 Fonte:Wikipédia


2 comentários:

  1. O Padre José Bento Leite Ferreira de Mello

    Criada a freguesia, foi o padre José Bento, natural de Campanha, onde nasceu em 6 de janeiro de 1785, nomeado vigário.
    O jovem José Bento, espontaneamente votado à vida clerical, transferira-se aos vinte anos de idade para São Paulo, a fim de completar os seus estudos, residindo em companhia de seu protetor, o bispo dom Mateus, até ordenar-se aos vinte e cinco anos, em 1809.
    Recebendo ordens, procurou, naturalmente, uma paróquia que lhe fosse mais conveniente, na qual pudesse exercer o sacerdócio. Conhecendo o arraial do Mandu, por onde passava, e das aspirações do seu povo, intercedeu, provavelmente, junto ao bispo, e com a sua colaboração foi criada a paróquia. Segundo Amadeu de Queiroz, o fato de ter sido ele o único concorrente, quando a freguesia foi posta em Concurso, confirma esta suposição, sendo ele apresentado em 7 de maio de 1811 e colado por carta do príncipe Regente, em 2 de dezembro de 1811.
    O padre José Bento, ao assumir a freguesia, encontrou um povoado que apresentava amplas perspectivas de desenvolvimento e pessoal apto para a sua administração, o que seria de grande auxílio para o jovem pároco, no seu intuito de promover melhoramentos locais.
    O padre José Bento, que deveria tornar-se a figura central de Pouso Alegre no seu tempo, tomou posse do cargo em 5 de dezembro de 1811, em São Paulo, sendo recebido depois em Pouso Alegre com grandes manifestações de regozijo por parte dos seus paroquianos, entrando logo a trabalhar pelo progresso e prosperidade de sua paróquia, devendo-se à sua notável atividade o rápido desenvolvimento do lugar. Chegava, inclusive, a dirigir pessoalmente o alinhamento das ruas, a construção das casas e tudo quanto interessava à higiene e ao embelezamento da povoação. Ao mesmo tempo que cuidava do desenvolvimento material do lugar, promovia o aumento da população e atraia para o local parentes e amigos.
    Durante dez anos de vida paroquial, os trabalhos realizados pelo padre José Bento foram de tal vulto que despertaram a atenção de seus superiores, fato que resultou na sua nomeação como cônego honorário da Sé de São Paulo, em 8 de março de 1820. Mais tarde, o governo Imperial concedeu-lhe honras de Cavalheiro e Comendador da Ordem de Cristo.
    Demonstrando uma tendência natural para a liderança política, e entusiasmado pelas idéias liberais que percorriam o país, o padre José Bento fundou em Pouso Alegre o Partido Liberal, iniciando assim a sua ascensão vertiginosa na carreira política, na qual prestou relevantes serviços à pátria. Nas eleições de 1821 às Cortes portuguesas, foi nomeado eleitor da paróquia de Pouso Alegre; eleito membro da Junta do Governo Provisório da Província, em 20 de setembro de 1821; mais tarde, membro do Conselho Geral da Província de Minas Gerais; deputado geral em três (3) legislaturas, de 1826 a 1834, e, finalmente, Senador do Império, no mesmo ano, em 8 de agosto de 1834.

    Senador José Bento
    Perfil do Senador
    "O Assassinato do Senador José Bento"

    * Estórias do Mandu - Eduardo Toledo
    Acho que ele não era um ladrão.

    ResponderExcluir